Bárbara Luz (500 x 200 px) (4).png

 

 

Desenvolvimento espiritual

 

Antes do entendimento sobre desenvolvimento espiritual, é preciso falar sobre algumas definições. Nós somos divididos em corpo, mente e espírito e entender o que cada uma dessas áreas representa é importante para esclarecer o que é desenvolvimento espiritual.

 

Espírito é a individualidade de cada um e está além do corpo físico, é o que realmente somos e sentimos, é o que comanda o nosso ser. 

 

O corpo é a matéria onde habita o nosso espírito, é uma máquina perfeita, mas que precisa ter uma boa manutenção para que tudo esteja funcionando de forma correta.

 

A mente é o nosso manual de sobrevivência, é nela que processamos todas as informações. A mente nos dá condições de entender do que o corpo e o espírito precisam, ela é a união do corpo e do espírito.

 

De acordo com alguns escritores, o espírito é a individualização do princípio inteligente, assim como o nosso corpo é a individualização da matéria.

 

O desenvolvimento espiritual e o autoconhecimento andam de mãos dadas. O autoconhecimento lhe mostra quais são as suas dores e quais comportamentos e sentimentos isso pode gerar dentro de você. Já o desenvolvimento espiritual vai te ajudar a entender por que todos esses processos acontecem, abrir a sua visão para a totalidade da vida e entender que todas as pessoas estão aqui para aprender, não existindo ninguém melhor que ninguém. O que diferencia uma pessoa da outra é que umas buscam a evolução e outras não.

 

Quando olhamos a individualidade de cada um, isso nos faz ver a vida de uma maneira mais ampla. Quando conseguimos entender que os comportamentos das pessoas que estão a nossa volta são apenas comportamento diante de suas dores e de seus conhecimentos, conseguimos abrir a mente para a nossa evolução espiritual. Quanto mais você aprende, mais leveza você encontra e menos dor e sofrimento você absorve, porque o seu nível de sabedoria está elevado e você consegue compreender o todo.

 

A frase dita por Jesus: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34) é a máxima da evolução espiritual. Quando você conseguir trazer esse entendimento para a sua vida, poderá perceber que a pessoa que está te ferindo está apenas repetindo o que fizeram com ela.

Quando há sabedoria sobre a vida, outros sentidos se afloram e existe uma maior sensibilidade para entender as coisas.

 

Pessoas evoluídas ajudam a humanidade a melhorar. Quando você evolui, consegue escolher as suas batalhas e não sai por aí espalhando ódio, rancor e tristeza. Dessa forma você eleva a sua vibração e consegue quebrar ciclos que são passados de geração a geração.

Olhando para nós, conseguimos olhar o todo. 

 

 

 

 

Doenças e alterações do corpo físico.

 

O corpo é o espelho da alma, quando internamente não estamos bem o corpo de alguma forma sinaliza que precisamos de cuidados. Como o corpo é a materialização de quem somos, a doença do corpo tende a receber maiores cuidados, pois um corpo doente nos limita em nossas atividades rotineiras.

 

A dor e doença do corpo físico tem maior compreensão e aceitação na sociedade e só isso já é um gatilho mental para que ela se instale.

As doenças e alterações físicas podem ocorrer de diversas maneiras como: Hábitos de vida, fatores emocionais, ambientes que proporcionam perigo a saúde, lesões por esforços repetitivos, acidentes etc.  

 

Mas e quando a dor não tem nenhuma causa aparente? Ou quando aquela dor que a pessoa sente não é condizente com o diagnostico que ela recebeu? É nesses casos que é necessário avaliar e trabalhar na reabilitação global, cuidando do corpo físico e do corpo espiritual, entendendo que a dor manifestada é mais profunda e que precisa de um olhar diferenciado para que de fato essa dor seja curada.

 

 

 

 

Desequilibrio e as doenças

 

As doenças são um desequilíbrio do corpo, mente e espírito, que, quando eles estão desalinhados, nada funciona de maneira adequada.

 

Muito provavelmente você deve conhecer pessoas que estão com o corpo aparentemente saudáveis, mas que acabam adoecendo, além de tantas outras que adoecem a mente, como a ansiedade e a depressão ou outras doenças de origem psíquicas.

 

Isso ocorre porque existe uma desconexão com o espírito, falta de evolução e de entendimento sobre os acontecimentos da vida. Muitas vezes o corpo está viciado em estar doente, porque de alguma forma a sua mente tem benefícios. Isso pode ser repetição de ciclos que podem ou não vir da sua ancestralidade, mas isso é o próximo tema a ser abordado.

 

A doença nada mais é que um sinal para lhe mostrar que algo que você está fazendo ou vivendo vai contra a sua natureza espiritual. Às vezes você está preso a relacionamentos abusivos, seja em casa, trabalho ou amizades por medo, insegurança ou crenças limitantes, que lhe impedem de evoluir.

 

Também temos que analisar sobre a nossa utilidade aqui na terra. Qual é o seu dom? Olhar o que você faz profissionalmente também é um ponto importante. Muitas vezes as pessoas lhe falam que você é bom em algo, mas você não acredita e não procura desenvolver o que é da natureza do seu espírito.

 

Todas as profissões são importantes para a nossa evolução aqui na terra, temos a crença de idolatrar algumas profissões, mas não olhamos o sistema como um todo, o que causa desequilíbrio no planeta.

 

Negar a sua origem, seus pais e os seus familiares também é um fator de adoecimento. Por mais difícil e dolorosa que possa ser a situação que você vive, é a sua origem e é o lugar onde você pertence. Negar a sua origem é negar a sua vida. Não se esqueça que tudo tem um porquê.

 

Cada doença e cada desequilíbrio tem algo a dizer, ter sabedoria para entender é o principal caminho para encontrar a cura.

 

 

 

 

Ancestralidade

 

Você já parou para pensar sobre a sua origem? Conhece a história daqueles que vieram antes de você?

 

Você já parou para analisar quanto nossos ancestrais sofreram para que nós chegássemos até aqui? Guerras, lutas, fome, abusos de todos os tipos, humilhações, entre tantas outras coisas. Você pode até pensar que talvez tudo isso seja muito distante e que não há nada que você tenha que fazer para mudar isso. Realmente, não tem como alterar o que aconteceu, mas esse passado pode estar trazendo bloqueios no seu hoje, com ciclos que continuam se repetindo.

 

Quantas vezes você já tentou melhorar algo em sua vida e nada muda. Muitas vezes você pode ter se perguntado o porquê de não conseguir se você faz tudo o que é preciso. Talvez seja uma situação dolorosa nas histórias dos seus antepassados, que gerou um bloqueio energético e está refletindo na sua vida, pois existe uma conexão através dos laços sanguíneos.

 

Um exemplo muito comum disso é a dificuldade em prosperar. Quando seus antepassados passaram por muitas dificuldades financeiras, além da falta de amor e afeto, e ninguém depois deles conseguiu quebrar esse ciclo, provavelmente você também está sofrendo com esse bloqueio. Então é preciso fazer a quebra energética para que as coisas comecem a fluir em sua vida.

 

Porém, é importante lembrar também que nem sempre a culpa está nos nossos antepassados, todos nós temos responsabilidades e a liberdade de escolha, talvez o seu bloqueio tenha sido gerado por você mesmo.

 

 

 

 

Energia

 

Na filosofia tradicional chinesa a energia chamada QI é tudo o que constitui o universo e todos os seus fenómenos, essa energia protege-nos das doenças e mantém o nosso corpo vivo, essa energia é divindade em Yin e Yang que quando em harmonia nos traz equilíbrio do corpo, mente e espírito.

 

O Thetahealing mostra que a energia flui através de todas as coisas, e essa energia é necessária para produzir mudanças instantâneas e permanentes no nível celular, resultando em transformações físicas, emocionais e espirituais.

 

Os chakras são centros energéticos distribuídos pelo corpo, originários das escrituras sagradas do hinduísmo, e cada um deles é responsável por equilibrar uma aera da nossa vida nos três pilares, corpo, mente e espírito.

 

Para a física é a capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar trabalho.

 

Nós somos energia, precisamos de energia para viver, nossas células trabalham pela energia, nosso coração bate pela energia e absolutamente tudo no Universo é energia.

 

Veja um exemplo simples sobre a energia que circula no nosso corpo e a importância dela. Você provavelmente já ouviu falar ou viu em filmes ou novelas o uso de um desfibrilador. Esse equipamento é usado para devolver a vida para aquele coração que já não tem mais impulsos elétricos, produzindo um choque elétrico no coração para restabelecer o ritmo cardíaco quando uma pessoa sofre uma parada cardíaca. Esse exemplo pode nos mostrar o quando é importante a energia para nossa sobrevivência.

 

Para as terapias integrativas, essa energia vai além do nosso corpo. Temos um campo energético que nos envolve e é a proteção da nossa mente e do nosso espírito. Quando essa energia está baixa, ficamos suscetíveis às doenças da mente e do espírito. Se permanece muito tempo baixa, desenvolve doenças no corpo, para nos sinalizar que o nosso campo energético está desprotegido e a nossa vibração está muito baixa.

 

Muitas coisas têm o poder de reduzir a nossa energia: pensamentos negativos, raiva, tristeza, rancor, revolta, rigidez, vitimismo e todos os sentimentos ruins em relação a você mesmo e ao outro também. Outros fatores responsáveis por diminuir a energia são ambientes em desequilíbrio, pessoas que já estão com a energia baixa e que por uma rigidez não se abrem para evoluir.

 

Cuide da sua energia e eleve a sua vibração praticando mais amor, tolerância, compaixão e tendo sabedoria para entender a vida em sua totalidade.

 

 

 

 

Da criança até a vida adulta

 

 

É importante entender que tudo o que os pais passam e sentem desde a gestão de seus filhos até a vida adulta é de alguma maneira transferida para essa criança, o ambiente e as pessoas que estão a sua volta também têm forte influência sobre a construção psíquica e energética.

 

Preocupações, medos, inseguranças, raivas e ressentimentos são sentimentos que colocam em desequilíbrio o campo energético da criança, pois elas são puras e não estão preparadas para entender e se defender desses sentimentos, por isso é importante cuidar do campo energético dos pequenos.

 

Quando não nos curamos das nossas feridas os ciclos se repetem, e assim transferimos involuntariamente e inconscientemente todas as nossas dores para nossos filhos seja biológico ou adotivos.

 

Agora cabe a você buscar ajuda para curar as suas feridas e quebrar esses ciclos.